Leite vegetal é uma boa pedida para a nossa saúde e para os animais - Vai de Veg

Postado por Admin Vai de Veg em

Um lindo campo verde, céu azul e vaquinhas pastando soltas, tranquilas. Essa é a imagem que estampa boa parte das embalagens de leite que são expostas nas prateleiras dos mercados. Mas a gente sabe que não é bem assim...

O sofrimento ao qual os animais são submetidos para a produção de leite não são estampados nos rótulos dos produtos dele derivados. Cada vez mais, essas informações estão chegando ao grande público e colocando em discussão a real necessídade de ingerirmos leite de um animal que não é de nossa espécie.

Para o ser humano, o aleitamento materno é a primeira fonte de alimentação de toda criança, sendo necessária e básica para o seu desenvolvimento no primeiro estágio da vida. Ele é capaz de nutrir o recém-nascido nos primeiros 6 meses de vida, sendo importante para o sistema imunológico, o desenvolvimento emocional e psicológico e o sistema nervoso, já que favorece o vínculo materno.

Já o leite de vaca contém várias proteínas, sendo oito delas alergênicas. Com o crescimento do consumo do próprio leite pela população e de produtos derivados, muitas crianças estão desenvolvendo bem cedo alergias severas ao leite. 

Conforme a sociedade vai compreendendo as implicações éticas por trás da produção do leite e de seus derivados e também aprendendo a respeito das questões relativas à saúde, o consumo de bebidas a base de extratos vegetais vem crescendo em todo o planeta.

O "leite" de soja é o mais conhecido e comercializado, porém, existem muitas opções de leites vegetais nutritivos, como os feitos de castanhas, amêndoas, arroz, aveia e coco. Todos esses leites vegetais são fontes de vitamina D e E, selênio, cálcio, gorduras boas, zinco, magnésio, ferro, potássio e carboidratos. Além disso, muitos desses produtos são suplementados com a Vitamina B12, bastante importante para pessoas que adotam a alimentação vegana.

É importante que cada vez mais pessoas experimentem novas opções de alimentação, que podem ser tão saborosas quanto os alimentos tradicionais, só que mais saudáveis e com uma vantagem imensa: trazem POUCO IMPACTO para a vida de outros seres vivos e para o planeta, além de fazer bem à saúde.

Se a gente quer um mundo melhor, com mais empatia, isso pode começar a partir do nosso café com LEITE, certo?


Postagem anterior Postagem seguinte


0 comentários


Deixe um comentário

Observe que os comentários precisam ser aprovados antes de serem publicados